sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Onde o ar é mais puro

Hoje fiz uma grande pequena viagem até o Jardim Botânico, zona sul do Rio, vindo de Niteroi.

O objetivo era ver se, finalmente, eu conseguia uma bolsa de iniciação científica que acabasse com minha condição de subsistência em Nikity. Tirando o fato de que uma boa parte da bolsa iria pra pagar a passagem, né? Com o bilhete único e indo duas vezes por semana seriam R$70,40 por mês, só nessa brincadeira.

Então, eu não sei vocês, mas eu sou do tipo que fica pensando muito enquanto tô no ônibus, entre um cochilo e outro. Basicamente, passeei por toda zona sul do Rio e o pensamento que me vinha o tempo inteiro era "Como eu queria morar aqui". Nesses momentos, é sério, eu só via pessoas felizes na rua, bem arrumadas, gente sorrindo, nenhum louco atravessando a rua quando o sinal estava aberto. Nada. Me parecia muito a Europa.

Hoje eu posso dizer que moro em Niteroi, mas é um morar muito simplório. Aqui eu não vou à cinemas, não frequento teatros, casas de cultura, nada. Fora que são apenas 2 anos morando aqui. Morei 17 anos inteiros no mesmo bairro, mesma rua e mesmo condomínio na Taquara, Jacarepaguá longe pra caramba. Um lugar onde eu preciso pegar 2 ônibus pra ir, praticamente, a qualquer teatro ou cinema de qualidade - leia-se : com filmes que não estejam necessariamente no circuito comercial. A única exceção é o Centro, que tem lugares como CCBB entre alguns teatros (pra não dizer o magnífico Theatro...).

Esses fatores fizeram com que meus pais, que já não tinha essa cultura de ir à museus, parques, teatros e cinema, não a criassem nem em mim nem em meu irmão. Resultado: a primeira vez que fui a um teatro de verdade eu já tinha quase 16 anos. 


O fato é, não bastasse isso, eu nunca fui ao Cristo ou ao Bondinho. Claro que agora, depois de velho, eu poderia ir a hora que quisesse. Mas é como se eu já tivesse perdido um pouco da fantasia de ver o Rio todo do alto que eu tinha quando era criança. 

Na zona sul, tem um teatro a cada esquina, tem metrô (na maior parte), você vai andando pra praticamente qualquer lugar por ali. Enfim, é um estilo de vida que eu sempre almejei. E que ainda parece tão longe, sabe? É como se fosse alguma coisa que faltasse tanto pra acontecer que desse vontade de desistir. É como se eu estivesse fadado a morar sempre em um lugar isolado, que me obriga a ter viagens com mais de uma hora de duração pra fazer quase qualquer coisa. (Sério, ir ao Barra Shopping, que fica a 15 minutos da minha casa, NÃO conta.).

Sim, eu sou suburbano, com muito prazer, como diria o Fernando. Mas eu já cansei um pouco dessa vida. Sei que a zona sul não é perfeita, tem uma série de problemas. Mas, ainda sim, é um lugar que eu não abro mão de morar. Pelo menos por uma parte da minha vida.

Sonhar não custa nada. Mas às vezes dói. Dói muito. 

PS: Moral da bolsa: vou ter que fazer um mês de experiência antes de conseguir. Isso porque nem sei se vou receber esse ano ainda. Estou desesperado, quase. Aceito bicos, sugestões.

Nenhum comentário: